Peixes, soja e feijão são alimentos que ajudam a ter boa memória

Alimentação adequada é fundamental para o bom funcionamento do cérebro
Por Redação
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O segredo para ter uma memória invejável pode estar no prato. “Alimentação adequada é fundamental para o bom funcionamento do cérebro. Nutrientes como a colina, flavonóides, ácidos graxos e vitaminas do complexo B beneficiam o órgão”, explica Gabby de Almeida, nutricionista da Gran Nutrille Cursos e Eventos, em Belo Horizonte

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A especialista explica que a colina é responsável pela formação de novos neurônios e reparação de células cerebrais danificadas. “Esse nutriente constitui a matéria-prima da acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. A gema de ovo é a principal fonte de colina. Outros alimentos como salmão, soja, fígado, e feijão trazem concentrações menores”, completa.

Os brasileiros consomem pouco, mas os peixes são essenciais para uma memória em dia. “Salmão, sardinha, atum, arenque e cavala fornecem ácidos graxos altamente benéficos, do tipo ômega 3, que tem reconhecida ação anti-inflamatória e atuam na proteção dos neurônios contra os radicais livres”, revela a nutricionista.

As frutas de cores avermelhadas não devem ser dispensadas, bem como os vegetais de cor alaranjada. “Mirtilo, ameixa preta, amora, framboesa, morango, cereja e uvas vermelhas são excelentes fontes de flavonóides, que atuam como antioxidantes, protegendo os neurônios. O abacate também é rico nessa substância. Podemos citar também, a vitamina C, que é um excelente antioxidante e encontrada na frutas cítricas: laranja, limão, acerola, kiwi, abacaxi, mexerica. Abóbora, cenoura e mamão contém betacaroteno, e o tomate e a melancia, licopeno, outro exemplo de antioxidante”, completa.

Segundo a nutricionista, vegetais de folhas verde-escuras como brócolis e espinafre são as principais fontes de ácido fólico, vitamina do complexo B, necessária à formação do sistema nervoso. “Cereais integrais como aveia, arroz integral, cevada e massas à base de trigo integral também auxiliam para uma boa memória. O azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas. Outras fontes são o óleo de canola e a linhaça”, garante Almeida.

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