Geladeira saudável: como conservar os alimentos de forma correta

Aprenda a usar e a fazer a higienização deste eletrodoméstico. Só assim você conserva a qualidade dos alimentos e afasta os riscos de uma intoxicação alimentar Por Janete Tir Segundo Wilton Rogério Lustri, professor de microbiologia do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), a falta de conhecimento de como fazer uma higienização correta em toda a geladeira e [...]
Por Redação

Aprenda a usar e a fazer a higienização deste eletrodoméstico. Só assim você conserva a qualidade dos alimentos e afasta os riscos de uma intoxicação alimentar

Por Janete Tir

Segundo Wilton Rogério Lustri, professor de microbiologia do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), a falta de conhecimento de como fazer uma higienização correta em toda a geladeira e também de como conservar (e armazenar) adequadamente os alimentos em seu interior faz com que fungos e bactérias se proliferem.

E isso pode causar sérios problemas de saúde, como diarréias, vômitos e até mesmo uma grave intoxicação alimentar.

"As conseqüências são muito desagradáveis, mas podem se tornar mais perigosas quando acometem crianças menores de dois anos de idade e idosos", explica o professor.

Por isso, associar casos de intoxicação alimentar às refeições realizadas fora de casa, nem sempre é uma verdade incontestável.

"Existem vários casos de contaminação na comida caseira, por não seguir as regras de uma boa conservação e de higienização da geladeira", explica.

Para que este problema passe bem longe de sua casa, aprenda, com as dicas a seguir, como eliminar os microrganismos que podem fazer a "festa" nos lugares mais inesperados.

Carnes e peixes

Devem ser congelados, caso não sejam usados imediatamente. Agora, quando for prepará-los, devem ser descongelados dentro da geladeira (tire as embalagens do congelador e coloque-as na parte de baixo), nunca em temperatura ambiente, em cima da pia, por exemplo.

Infelizmente, a salmonela (bactéria principal causadora de intoxicação alimentar) resiste ao congelamento e, no descongelamento fora da geladeira, ela pode encontrar o ambiente ideal para começar a deteriorar o produto.

 

Matérias Recomendadas