Bem-Estar

Thinkstock

13 temperos saudáveis que substituem o sal no preparo de alimentos

Retenção de líquido, pressão alta e osteoporose são uns dos problemas que o excesso de sal no organismo pode causar à saúde. O sódio está presente em muitos alimentos e nos seus preparos, e mesmo sendo importante para o bom funcionamento do organismo, o seu consumo deve ser controlado, pois o exagero pode tornar esse ingrediente um vilão do corpo.  

Gengibre: tem ação digestiva, diurética e antisséptica. E além de ser usado no preparo de chás, ele pode temperar caldos, sopas e cozidos, sendo descartado no final do cozimento.Alecrim: tem ação antioxidante e anti-inflamatória e um ramo pode ser usado no preparo de molhos, ensopados e carnes.Alho: além de deixar os pratos mais saborosos, o alho reduz a taxa de colesterol e triglicerídeo no sangue e elimina toxinas do organismo. Pode ser usado para preparar feijão, arroz, carnes e molhos.Coentro: ele melhora a digestão, fortalece os ossos e pode ser acrescentado na finalização dos pratos para temperar. Cominho: ½ colher (chá) pode ser usado para realçar o sabor do feijão, batata e outros vegetais. O cominho auxilia na digestão e previne anemia.Cebola: melhora a circulação sanguínea, previne o envelhecimento das artérias e pode ser usada no preparo de vários alimentos, realçando os seus sabores. Hortelã: tem ação analgésica e antioxidante, ajuda na digestão e pode ser usado para temperar feijão, batata e carne de cordeiro.Limão: excelente tempero para saladas e peixes, o limão auxilia a digestão e regula a absorção de açúcares.Louro: pode ser usado para preparar feijão, carnes e ensopados. Promove a boa digestão e tem ação anti-inflamatória.Manjericão: melhora o fluxo sanguíneo, previne a hipertensão arterial e possui ação antioxidante. É um bom tempero para molhos, sopas e carnes. Orégano: colocar uma pitada de orégano na salada, em massas e carnes ajuda a deixar o sabor mais gostoso. Ele tem ação anti-inflamatória, auxilia na digestão e é fonte de antioxidantes. Pimenta: ajuda na redução do colesterol, melhora o sistema imunológico e auxilia na digestão. Poderoso termogênico, a pimenta pode ser usada como tempero para carnes e molhos.Salsinha: tem ação digestiva e é rica em antioxidantes. Vai bem no preparo de legumes, assados, sopas, massas e carnes.
(Thinkstock)

Cardápio para parar de fumar: 7 dias de dieta e dê adeus ao cigarro

Parar de fumar pode parecer uma missão impossível para algumas pessoas. Remédios, soluções caseiras e outros métodos nem sempre são eficientes. No entanto, algo simples, como uma boa alimentação, pode ser uma grande aliada para ajudar a deixar o vício.

(Thinkstock)

9 mudanças que acontecerão no seu corpo se você caminhar todos os dias

Famosa por trazer inúmeros benefícios para o corpo, a caminhada combate doenças como a depressão, osteoporose, diabetes e até ajuda na perda de peso. Segundo o patologista neuromuscular, Dr. Beny Schmidt, caminhar é uma ótima alternativa para quem procura uma vida saudável.

Gasto de calorias - O especialista afirma que a caminhada na esteira é o exercício físico com maior gasto de calorias, pois a tendência é variar a intensidade dos passos. “No entanto, mesmo com menor queima calórica, caminhar ao ar livre é extremamente prazeroso”.Previne doenças cardíacas - Como consequência da melhora da circulação, há a prevenção de doenças cardíacas: “A caminhada é uma arma fundamental para evitar derrames e infartos, pois ajuda o miocárdio a bombar o sangue no início da circulação”.Aumento da disposição - A endorfina deixa as pessoas que caminham mais dispostas durante o dia e melhora a qualidade do sono. Melhora a saúde do cérebro - Segundo o médico, um fator importante é o aumento dos estímulos cerebrais provocado pela caminhada, que contribui de forma ativa para manter a saúde do órgão.Controle do diabetes - Aliada ao controle da dieta, a caminhada promove a redução da obesidade e favorece o controle da glicemia pelo consumo de energia, de acordo com o médico. Melhora a circulação - Para melhorar a circulação sanguínea é fundamental se movimentar. “A caminhada faz com que a musculatura da parede dos vasos sanguíneos ajude a impulsionar o sangue até as extremidades”, detalha o patologista.Melhora a respiração - “Andar melhora a capacidade vital, o VO2 máximo e tanto a inspiração quanto a expiração pulmonar. Faz bem para os pulmões a qualidade do ar inspirado quando se faz uma caminhada em um parque, por exemplo”, ressalta Dr. Beny.Combate a depressão - Durante a caminhada há a liberação de endorfina pelo sistema nervoso central e ela é responsável pelas sensações de relaxamento, alegria e bem-estar, eficazes no combate à depressão. Combate a osteoporose - Com a exposição solar, a caminhada é o melhor investimento contra a osteoporose: “Usar os ossos é a melhor forma de cuidar deles”.
(Thinkstock/Arte iTodas)

8 sinais na sua boca e o que eles dizem sobre sua saúde

Feridinhas nos lábios, aftas ou até mesmo a língua branca são alguns dos sinais que a boca dá de que algo não vai bem. E embora estes sintomas às vezes estejam relacionados à má higiene, eles também podem significar problemas de saúde.

(Thinkstock)

7 dicas para turbinar a absorção de vitaminas do seu organismo

As vitaminas são nutrientes essenciais para o organismo e podem ser encontradas em um grande número de alimentos e também é possível obtê-las por meio de cápsulas. Mas, segundo a consultora nutricional Gabriela Forte, da Vitaminas Sundown Naturals, o horário certo e as combinações ao consumir as vitaminas faz a diferença. 

O período em que o cálcio tem a sua melhor absorção é no momento antes de dormir. Outra recomendação é consumir o suplemento longe do horário das refeições, porque o ambiente ácido do estômago necessário para sua melhor assimilação sofre alterações, dificultando a absorção.Para garantir a total absorção dos suplementos de ômega 3, o ideal é consumir sem outros nutrientes. Sua ingestão deve ser isolada, 30 minutos após a refeição principal ou depois de praticar a atividade física são períodos indicados para o consumo.Ou ainda em outro momento determinado pelo profissional da saúde.Evite comer alimentos ricos em fibras (pães, cereais e saladas são exemplos) junto com outros que tenham Vitamina C ou ferro. As fibras dificultam a absorção da maioria das vitaminas. Portanto, é importante que haja um intervalo de 40 minutos entre a ingestão destes alimentos.É melhor ingerir os suplementos compostos por cálcio e Vitamina D sem o acompanhamento do ferro por causa da diferença de pH que existe entre os dois nutrientes, o que pode atrapalhar na eficiência da absorção.O ideal é consumir os suplementos que possuem vitaminas lipossolúveis como as A, D, E e K junto com uma refeição mais substancial, como no horário do almoço. Isso porque essas vitaminas precisam do acompanhamento de gordura para serem melhores absorvidas. Consumir a Vitamina C junto com os alimentos que possuem ferro é uma ótima opção, porque um ajuda na absorção do outro.As vitaminas C e do Complexo B são solúveis em água e duram poucas horas na corrente sanguínea, por isso são um exemplo das vitaminas que se recomenda o consumo em dosagens mais baixas. Assim, o indicado é que a quantidade diária seja dividida em pequenas doses e administradas com intervalos a cada três horas, por exemplo.
(Thinkstock)

13 verdades sobre suas celulites que você precisa saber para eliminá-las

Tudo bem, a gente já sabe que praticamente todas as mulheres sofrem com as celulites e que, querendo ou não, elas podem aparecer e encher o bumbum, as pernas e até outras partes do corpo de furinhos. Mas também sabemos que existem algumas formas de suavizar essas marquinhas indesejadas. E só é possível conseguir atingir essa meta de você tiver algumas informações básicas - e muito importantes - sobre as celulites. Quem conta são os dermatologistas Dra. Claudia Marçal e Dr. Abdo Salomão.

Sua comida é sua celulite - A má alimentação também pode ser responsável pelo aparecimento ou agravamento da celulite. Ingerir pouco líquido e consumir alimentos industrializados, muito sal, sódio, açúcar e gordura são alguns dos exemplos do que pode causar o problema.Antes da menopausa também aumenta - Pelo mesma razão anterior, o período pré-menopausa também pode aumentar a celulite, por causa das alterações hormonais.Metabolismo lento influencia - “O metabolismo lento faz com que a pessoa aumente o peso, ou seja, faz com que as calorias sejam eliminadas muito lentamente. Por isso, um pouco de alimento faz com que aumente o peso. Logo, quanto mais peso, pior é o quadro da celulite”, detalha Dr. Abdo.Mau funcionamento do intestino pode aumentar as celulites - Segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão, o mau funcionamento intestinal faz com que o organismo retenha líquido: “Intestino preso faz com que as fezes fiquem mais tempo presas nessa região. Portanto, mais toxinas vão para a circulação, o que ajuda a piorar a celulite”.Alterações na tireoide - O dermatologista explica: “Alterações de tireoide, principalmente o hipotireoidismo – baixa produção dos hormônios da tireoide – faz com que o organismo também fique lento e, por consequência, queima pouca caloria e, logo, a pessoa engorda mais, piorando a celulite”.Pode ser genético - A celulite também pode estar relacionada a fatores como a genética. A médica explica que existe uma predisposição familiar e pessoal: “Uma tendência natural ao edema (ou a congestão com dificuldade do retorno da linfa), à formação de varizes, o que leva a formação de um processo inflamatório importante”.Na gravidez piora - Segundo a dermatologista, a celulite também está relacionada a fatores de alteração hormonal, por isso durante a gravidez o problema pode ser agravado.Drenagem deve ser sua melhor amiga - De acordo com a médica, a drenagem linfática e modeladora deve ter seu lugar uma vez por semana, sobretudo na região dos glúteos, culotes, flancos e abdômen inferior.Não precisa ser gordinha - É verdade que o sobrepeso e a gordura favorecem o aparecimento das celulites. Mas não necessariamente é preciso estar gordinha para tê-las, já que muitas mulheres magras têm celulite. E isso ocorre porque há um desequilíbrio entre a taxa de gordura e a taxa muscular.Cremes devem ter as substâncias certas - “Conjuntamente podemos associar a cremes com retinol, com castanha da índia, com chá verde”, explica Dra. Claudia. Mas é importante lembrar que só o uso dos cremes não resolve a celulite: “É mais um coadjuvante e uma maneira de manutenção, prevenção e controle”.Se estressar demais pode causar furinhos a mais - O cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, se estiver em muita quantidade no organismo, pode gerar um acúmulo de gordura.A culpa é do hormônio - “Tem um fator preponderante na incidência do sexo feminino por conta do fator estrogênico, já que o hormônio estrogênio está diretamente envolvido no processo desta inflamação”, afirma Dra Claudia. Por isso as mulheres têm mais celulites do que os homens.Cigarro é vilão também nisso - O cigarro dificulta a circulação sanguínea, portanto, aumenta a retenção de toxinas e dificulta a oxigenação dos tecidos.
(Thinkstock)

10 indícios de que sua comida saudável está te fazendo desenvolver um distúrbio

A alimentação saudável é muito importante para o bom funcionamento do organismo e para a prevenção de doenças. Mas se isso passa de estilo de vida a uma certa compulsão, é hora de ficar alerta e perceber se não se trata de ortorexia, uma obsessão por alimentos saudáveis, de boa qualidade e de procedência conhecida. De acordo com a nutricionista e especialista em transtornos alimentares, Lara Natacci, comer de maneira saudável é bom, o problema é quando isso traz consequências ruins pra saúde.

(Thinkstock)

Dúvidas sobre dentes: café escurece? Bicarbonato clareia? Médica responde mais 6

Quando o assunto é a saúde bucal, existem diversas dúvidas sobre qual é a forma adequada de cuidar dos dentes e gengivas. Dente do siso não serve para nada? Tem jeito certo para escovar os dentes? Essas e outras questões são respondidas pela dentista do Espaço Luana Dutra Odontologia, Luana Dutra.

Existe uma maneira ideal para escovar os dentes? - Sim. Segundo a dentista, é essencial seguir uma sequência contínua, dente a dente, para não esquecer nenhuma parte ou possível cavidade que possa conter placa bacteriana. As cerdas da escova devem penetrar de forma suave no sulco da gengiva e limpar perfeitamente o contorno ou a margem do dente.É preciso fazer uma escovação demorada para ser bem feita? - Sim. Luana afirma que não adianta escovar diversas vezes ao dia, mas por tempo insuficiente para fazer uma boa higiene. “Uma escovação bem realizada demora cerca de dez minutos. Então, é melhor fazê-lo duas ou três vezes, dedicando-se de verdade, do que cinco ou seis demorando apenas um ou dois minutos”, esclarece.A higienização só é eficiente se usada uma boa quantidade de pasta de dente? - O que realmente limpa corretamente é escova, e não a pasta ou gel dental. “A dentista indica que a quantidade de pasta que será aplicada sobre a escova deve ser do tamanho de uma ervilha e colocada no meio das cerdas, para evitar que seja engolida facilmente.Café e chás escurecem os dentes? - Esses alimentos possuem corantes que podem manchar os dentes por causa da permeabilidade do esmalte. A dentista diz que não só os chás mate e preto ou o café são capazes de escurecerem os dentes, como também outros produtos como o vinho tinto.O dente do siso não serve para nada e pode ser retirado? - Segundo a dentista, o siso é um dente como outro qualquer e só deve ser retirado se aparecerem sinais que sugiram sua extração. A falta de espaço para o seu aparecimento com comprometimento de outros dentes, pericoronarite (inflamação da gengiva ao redor do dente) e cáries extensas são exemplos desses sinais.Pode-se usar bicarbonato de sódio para clarear os dentes? - O bicarbonato é um produto abrasivo que pode provocar o desgaste do esmalte dos dentes. A melhor forma de realizar com segurança o clareamento dos dentes é procurar um profissional. “É fundamental que as pessoas nunca optem pela automedicação simplesmente por uma questão de custo: não vale a pena economizar uma consulta ao cirurgião-dentista e arriscar a saúde”, alerta Luana.Enxaguantes bucais podem substituir a escovação? - A dentista ressalta que o produto é apenas um coadjuvante na higiene. “O mais importante é a limpeza com uma escova ultramacia, com uma grande quantidade de cerdas, e a utilização das escovas interdentais”. Os enxaguantes devem ser evitados principalmente entre as crianças, a menos que exista uma indicação específica feita por um cirurgião-dentista. Escovar os dentes em excesso é prejudicial? - Isso é um mito. “Quando falamos na escovação, o importante é a qualidade e não a quantidade. Escovar muito não faz mal, mas escovar errado sim”.
(Thinkstock)

10 cores diferentes de xixi e o que elas podem dizer sobre sua saúde

O hábito de fazer xixi pode ser mais do que o processo de eliminação de toxinas do organismo. Isso porque a cor da urina pode revelar alguns problemas de saúde. Segundo a médica nefrologista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Dra. Fabiana Contieri, não só a cor, como também o aspecto e o cheiro da urina requerem atenção.

(Thinkstock)

9 alimentos para comer todo dia que vão acelerar muito sua digestão

O consumo de comidas gordurosas e mais pesadas pode deixar o processo digestivo mais lento, o que causa desconforto, na maioria das vezes. No entanto, é possível acelerar a digestão com a ingestão de alguns alimentos capazes de aumentar a absorção dos nutrientes pelo organismo, o que melhora e acelera a digestão.

Amaranto: possui fibras insolúveis, que vão estar ajudando no movimento do bolo fecal e também a regular o intestino e eliminar as fezesAlimentos integrais: por conterem fibras, que podem atuar na boca, aumentando a mastigação e consequentemente, melhorando a digestão. Elas também vão ajudar a acionar enzimas digestivas em outros órgãos, sinalizando o estômago a liberar suas enzimas, por exemplo. Além disso, vão dar mais saciedade, acionando hormônios para liberar essa sensaçãoSementes de linhaça, chia e quinoa: também possuem fibras e elas no geral atuam tanto na absorção de alimentos, controlando o açúcar que chega no sangue, importante para os diabéticos. No intestino elas vão ajudar na formação e no trânsito intestinal. “Quando você come um alimento rico em gordura e outro em fibra, ela vai evitar que o organismo absorva a gordura em excesso e vá para corrente sanguínea e cause doenças cardíacas. A fibra vai servir como uma esponja que absorve as gorduras que se precisa e eliminar nas fezes as que não servem. Assim, também evita o excesso de peso”, detalha CamilaAlimentos ricos em probióticos: os probióticos atuam na regularização do intestino, a regularizar a microbiota da boca e do intestino. Além disso, eles previnem e tratam a prisão de ventre e a diarreia. Podem ser encontrados em iogurtes ou em suplementos em póChás de hortelã e abacaxi: esses chás são importantes para digestão e ajudam nesse processo. O chá de hortelã estimula a produção do acido clorídrico e ajuda na liberação do ácido para acelerar a digestão. O chá de abacaxi também pode ajudar no processo digestivoVinagre de maçã: o vinagre ajuda a aumentar a acidez gástrica e melhora a digestão, segundo a nutricionistaFarinha de banana verde: é rica em fibra solúvel e tem o amido resistente, que ajuda a formar o bolo fecal. A banana verde também é um exemplo de fibra que ajuda no processo digestivoAveia: o alimento possui fibras insolúveis e solúveis e esta última ajuda na formação do bolo fecal Frutas: algumas frutas também são ricas em fibras e ajudam nesse processo. Banana, pêra, tangerina, maçã e mamão são exemplos