Quinoa: alimento completo que emagrece

Fonte de proteínas e carboidratos, os grãos te deixam com uma sensação de saciedade por mais tempo. Aprenda uma receita superespecial com esse grão  Da Redação   A quinoa, grão que integrava o cardápio diário dos incas, há mais de 8 mil anos, por ser fonte de proteínas e rico em vitaminas, está cada vez mais presente no [...]
Por Redação

Fonte de proteínas e carboidratos, os grãos te deixam com uma sensação de saciedade por mais tempo. Aprenda uma receita superespecial com esse grão 

Da Redação

 

A quinoa, grão que integrava o cardápio diário dos incas, há mais de 8 mil anos, por ser fonte de proteínas e rico em vitaminas, está cada vez mais presente no menu dos restaurantes. Com sabor leve e parecido com a soja, a quinoa é indicada para qualquer tipo de dieta. Sua maior vantagem é regular aquele sobe e desce do açúcar no sangue, que dá fome mais rápido. Assim, sua saciedade se estenderá por mais tempo reduzindo a vontade de comer.

 

Pensando nisso, o iTodas traz uma grande receita do Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, em Santa Catarina, com a essa heroína. Bom apetite!

 

SALADA DE QUINUA COM POLVO E TARTARE DE PEPINO

Ingredientes (serve 4 pessoas):

- 2 e 1/2 xícaras quinua em grãos

- 3 a 4 tentáculos de polvo cozido

- 1 pepino japonês

- 2 folhas de louro

- 1 colher de sopa manjericão picado

- 1 colher de sopa ciboulette picada

- Suco de um limão siciliano

- Azeite extra virgem

- Sal e pimenta do reino branca moída na hora a gosto

- Broto de alfafa para decoração

Modo de preparo:

 

POLVO

1. Com o polvo já limpo, dê algumas marteladas para que ele solte eventuais restos de areia. De 10 a 15 pancadas secas com uma tábua de cozinha;

2. Em seguida, lave cuidadosamente com água fria;

3. Espete o polvo com um garfo de cozinha de haste longa e coloque na água (o suficiente para cobrir o polvo) fervendo, com sal;

4. Depois de uns cinco segundos, levante o polvo e deixe a água escorrer;

5. Repita essa operação por quatro vezes.

6. Depois disso, deixe o polvo ferver por mais ou menos 20 min (depende do polvo) e escorra.

Dica: Se não quiser surrar o polvo, você pode congelá-lo por 48h. Sua carne ficará igualmente macia.

 

SALADA

1. Cozinhe o quinua em água, sal e as folhas de louro;

2. Quando estiver cozido, escorra e leve para gelar;

3. Corte o polvo em pedaços pequenos, tempere com sal,

pimenta, a metade da ciboulette e azeite;

4. Reserve.

TARTARE DE PEPINO

1. Lave e descasque o pepino;

2. Reserve a casca para decoração, corte em pedaços (cubos) bem

pequenos retirando todas as sementes;

3. Tempere com sal, pimenta, azeite, a metade do manjericão e a

metade do suco de limão e reserve.

4. Tempere o quinua com o restante da ciboulette e do manjericão, o suco do limão, azeite, sal e pimenta;

5. Misture com o polvo e leve para gelar novamente;

6. Em seguida, corte as cascas do pepino a Juliane (fatias bem

finas) pra decoração.

 

Montagem do prato:

1. Numa taça de dry martini, coloque o pepino e por cima coloque a quinua com polvo;

2. Decore com o broto de alfafa e por cima a casca do pepino.