7 perguntas sobre drenagem linfática

A dermatologista Lilian Odo, das Clínicas Odo (SP), esclarece as dúvidas sobre o procedimento usado por diversas celebridades, como a atriz Fernanda Rodrigues e as apresentadoras Angélica e Fiorella Mattheis Por Kelly Nagaoka Fonte: Revista Zero/Ed. 06 Fotos: Símbolo Imagens/Divulgação TV Globo   1- Como é o tratamento da drenagem linfática? É feita uma massagem suave, estimulante, que tem como intuito [...]
Por Redação

A dermatologista Lilian Odo, das Clínicas Odo (SP), esclarece as dúvidas sobre o procedimento usado por diversas celebridades, como a atriz Fernanda Rodrigues e as apresentadoras Angélica e Fiorella Mattheis

Por Kelly Nagaoka

Fonte: Revista Zero/Ed. 06

Fotos: Símbolo Imagens/Divulgação TV Globo

 

1- Como é o tratamento da drenagem linfática?

É feita uma massagem suave, estimulante, que tem como intuito ajudar a circulação natural da linfa nos vasos linfáticos.

2- A indicação mais conhecida da drenagem linfática é para combater a celulite. Quando ela é realmente eficaz?

A drenagem linfática não consegue remover a gordura acumulada quando a pessoa está fora do peso ideal ou quando está tomando alguns medicamentos, como hormônios e pílulas anticoncepcionais.

3- Qual é o número mínimo de sessões para a drenagem linfática surtir efeito?

Depende muito das alterações que cada um apresenta, não há limite mínimo ou máximo para este procedimento. Se a paciente tiver edema leve, por exemplo, ela verá melhora dessa alteração com poucas sessões.

4- Quando a drenagem linfática não é recomendada?

A drenagem linfática não é recomendada no caso de paciente com câncer que possa ter disseminação por meio dos vasos linfáticos. Ou quando há processos infecciosos nas áreas de linfonodos ou na pele, que impossibilite as manobras da massagem devido à dor e contaminação local.

5- Por que vemos tantas celebridades que fazem drenagem linfática?

Porque é um tratamento indolor, indicado para quem tem atividades intensas diárias e pouco repouso. É uma terapia que mantém o organismo saudável.

6- Grávidas podem fazer drenagem linfática?

Sim, pois ajuda muito na circulação sanguínea e linfática das pernas, melhorando o inchaço local.

7- Qual é o custo médio?

Varia de R$ 50 a R$ 250, conforme a extensão e complexidade de cada caso.